comunicação corporativa
SOBRE
ANÁLISE POLÍTICA
COMPLIANCE
A ideia de que todos são éticos e corretos é compreensível, mas coloca em risco a existência da empresa, que poderá ser surpreendida por fatos que fogem aos conceitos individuais sobre o que é certo e permitido. Esse quadro pode ser modificado com a adoção de regras de compliance.
O primeiro passo é definir e estabelecer balizas como, por exemplo, visão, missão e valores, código de ética e conduta, políticas e procedimentos. A partir desse ponto, inicia-se a divulgação do que foi decidido a todos os que mantêm relacionamento direto ou indireto com a empresa - funcionários, fornecedores, prestadores de serviços, clientes, parceiros de negócios e outros.
O compliance, na maioria das situações, não cria caminhos aparentemente fáceis, pelo contrário, mas uma adequada comunicação é capaz de mudar a cultura no ambiente de trabalho.
É igualmente importante mostrar aos envolvidos no processo que o hábito de respeitar as regras de compliance incrementará o desenvolvimento trabalho, tornando- cada vez mais sólido e confiável, minimizando o risco de vulnerabilidades.